Carne Assada de Panela | Ateliê Gourmet

Olá Estranhos!!!! como eu tô feliz, pois voltamos com mais uma edição do Ateliê Gourmet. Como eu sempre falo, estou sempre trabalhando pra trazer coisas novas para vocês. Entre inventar receitas novas e buscar inovação, e até querer sempre me superar.

O Ateliê Gourmet, sempre foi minha meninas dos olhos, mas sempre é o mais dificil de se fazer, por que a maior parte do tempo, sou só eu que faço tudo. Entre cozinhar e filmar, mas não quero parar de fazer esse trabalho, por que eu acho tão legal, compartilhar receitas com vocês e acima de tudo, cozinha para as pessoas que amo.

A receita de hoje é um clássico da minha familia, na verdade meu irmão faz uma carne assada maravilhosa, sabe aquela com bastante molho, que você come um pouco de farinha no final? Pois é, de lamber os dedos. A minha versão não deu tanto molho, mas eu gosto muito também. A receita é bem facinha, então anota aí.

Ingredientes:

  • 1kg de Carne de Segunda (acém, Paulista, Coxão duro, e outros)
  • 200g de Bacon
  • 2 Cebola
  • 5 Dentes de Alho
  • 5 Colheres de Molho Inglês
  • 3 Batatas
  • 200g de Farinha
  • Manteiga
  • Leita
  • Sal e Pimenta a gosto

A carne é fundamental para se fazer uma boa carne de panela, o ideal que seja uma carne dita de segunda, na verdade são as carnes frontais, um pouco mais dura. Você pode usar, acém, paulista, coxão duro, alcatra, e por aí vai. Mas tome muito cuidado, que o tempo de cozimento de cada um pode variar muito. Eu escolhi um Lagarto, inteiro, piquei a cebola e o alho bem picado, em um bowl adicionei o molho inglês, sal e pimenta a gosto. Fiz uns furos na carne, para o tempero penetrar na peça inteira. Deixe descansar por 30 minutos, mas se você deixar de um dia pra outro, fica “ooohhh”.

Enquanto isso, bote as batatas para cozinhar com casca e tudo, como eu falei para vocês dei uma estudada e vi que isso é bom. Então, cozinhei o alho descascado junto. Pique o bacon, que você vai usar na carne e na farofa. Então, voltamos para a carne. Dê uma refogada, na carne para selar de todos os lados, adicione então o resto do tempero e o bacon. Adicione água, até cobrir a carne. Tampe a panela, e quando ela pegar pressão conte de 30 a 45 minutos, mas dê uma olhada para ver se ela não precise ficar mais um pouco, para mim deu 1 hora no fogo, depende da panela, fogão e da carne.

Para o Purê, assim que você tirar do fogo, descasque a batata ainda quente, amasse junto com o alho, no amassador de panela, e se você preferir, dê uma penerada para ficar bem fina. Leve ao fogo, adicionando a manteiga, e o leite aos poucos até dar o ponto. Corrija o Sal e a Pimenta, e pronto.

A farofa, mais simples impossivel. Refogue o bacon e a cebola, quando soltar bastante gordura, adicione a farinha para farofa. Corrija o sal e a Pimenta, e pronto só servir.

Corte a carne em fatias, e jogue o molho por cima e só comer. Aí meu pai, to escrevendo isso 8 da manhã e já to com fome. Espero que gostem da receita, deixe seus comentários no canal. E pronto… bem vinda a nova temporada do Ateliê gourmet… um grande abraço e VAMOS CRIAR!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s