Rolé do Ateliê S2E23 | Nossa Ostra (Santo Antonio de Oriundeua e Cuiarana)

Olá Estranhos, outro dia fomos convidado para um Rolé do Ateliê bem diferente, fomo até a Salinópolis e conhecemos a Comunidade de Santo Antônio de Oriundeua ter a experiência de entrar dentro de um cultivo de ostra.

O Sebrae tem feito um trabalho bem legal na região, profissionalizando e trazendo ainda mais uma qualidade no cultivo de ostra, o que até então era comum o extrativismo da ostras, agora estão sendo cultivado com uma qualidade muito grande. As Ostras Amazônica, tem se diferenciado por ser a segunda a ser produzido nesse estilo de cultivo, e pelo tamanho que estas ostras tem alcançado, podendo até chegar a Master (o maior tamanho).

A Ostra não é muto comum dentro dos nossos pratos, até por que sempre tivemos a dificuldade de acesso, tendo que vim de Santa Catarina, e o tempo de consumo teria que ser imediato, por conta do frescor da ostra, que tem que ser consumido fresca. E também, por conta do extrativismo, o que poderia diminuir a qualidade por conta do controle. Mas com um área de cultivo e programação dos produtores, podemos ter ostra fresca quase que o ano todo, e pela distância da região, o tempo de transporte não passa de 1 dia, tendo tempo para conservar ainda fresco dentro dos estabelecimentos.

Fomos também até a Praia do Pilão, que fica em uma área diferente de Salinas. Um passeio de barco, que durou mais ou menos uns 10 minutos, que tem uma vista linda, um local bem deserto onde as pessoas costumam ir para pescar e consumir ali mesmo no local. Um outra experiência que tivemos foi comer um “Peixe Avuado”, que é assar o peixe na praia mesmo, e comer somente com farinha, limão e no máximo um vinagrete com pimenta.

Depois, deste passeio me deu muita vontade de fazer uns pratos com ostra, por tanto estou estudando bastante sobre o assunto. Para fazer uns vídeos bem legais dentro do canal. Então fique ligado!!

Se você quiser ter uma experiência parecida, a Associação Nossa Pérola, vai ter um prazer imenso em receber a todos, e você vai poder comer ostras de todas as formas. O trabalho do Sebrae Pará, está organizando vários eventos na região que valorizam a economia e a gastronomia local… por favor, por mais iniciativas dessas. E espero muito que cada vez podemos ver em nossos restaurantes ostras no cardápio.

Espero que tenham gostado do nosso vídeo, deixe seu “like”, por que ele é muito importante para o crescimento do canal, agora o youtube está bem chato com relação a isso, então tenho que está sempre aparecendo no seu feed, para eu poder produzir mais conteúdo. Senão fica inviável. Então dê essa força aí. Um grande abraço e Vamos Criar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s