Ateliê Gourmet S02E25| O Arquiteto e a questão ambiental

Olá estranhos, sabe quando a gente faz uma coisa e tem medo de ser errado e já começa pedindo desculpas? Pois é “Desculpa qualquer coisa, tá?”

Hoje eu quero levanta um discursão, não de cunho político, mas sim social, e como nós arquitetos temos que pensar a cidade e o mundo de forma diferente.

No ultimo dia 23 de agosto, o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, na época da Ditadura Militar. O renca é uma área de 47 mil quilômetros quadrados, do tamanho da Dinamarca entre o Pará e o Amapá está liberada para a exploração mineral.

A região tem alto potencial para extração minerais, como ferro, manganês e tântalo, poderá ser explorada pela iniciativa privada. Dos 4 milhões de hectares, cerca de 2,3 milhões ficam em território amapaense, em áreas dos municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca, Mazagão e Porto Grande.

Esta área estava prevista para fins de exploração, assim que o país necessitasse, em caso de grave crise. E agora faz parte do novo pacote de medidas do Governo Federal para aumentar o setor mineral do país. Mas vem levantando muita discursão, entre elas a falta de dialogo e transparência com o povo, pois além de ser assinado na calada da noite, sermos os últimos a saber e coloca riscos os povos indígenas e unidades de conservação de relevante potencial ecológico bem no coração da Amazônia.

Bem, tem muita coisa a ser discutida e pensado sobre esse assunto, sugiro que deem uma pesquisada e analise bem os prôs e contras dessa ação. Nós como agentes transformadores do espaço temos que ter uma visão mais ampla e critica sobre esse assunto. Pois isso interfere e muito na nossa formação como urbanista.

Semana que vem voltamos com nossa programação normal, e espero que vocês não me abandonem… rsrsrr… um grande Abraço e VAMOS CRIAR!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s