Ateliê Criativo S02E18 | O que levar em Consideração no Projeto

Olá Estranhos, fazer um projeto de arquitetura não é somente fazer um desenho, uma planta baixa ou simplestemente ter uma boa ideia. Para fazer um bom projeto temos que levar em consideração alguns itens, e eu listei aqui uns pontos importantes para o desenvolvimento de um bom projeto.

1.Conhecer Necessidades e Costumes
A primeira conversa com o cliente vai definir muito o andamento do projeto. O cliente quando pensa em construir a sua casa sempre a imagina grande, confortável e completa. Neste momento surge o primeiro ponto a ser levando em consideração, que é: o que determina o tamanho de uma casa é o seu uso! Ou seja, como ela será, no futuro, utilizada. Assim, é muito importante vocês possam fazer a seguinte pergunta: Nós realmente precisamos disso?

Temos que pensar nos gosto de clientes, imagina um casal que não gosta de filmes, não precisa de uma sala de cinema. Entretanto eles gostam de cozinhar, logo precisam de uma cozinha maior porque terão mais eletrodomésticos e equipamentos, além de receber os amigos na cozinha. Talvez eles possam até ter uma grande mesa na cozinha e não em uma sala de jantar separada. Conseguiram entender o raciocínio?

2. Topografia do Terreno

Levar em consideração da topografia do terreno, pode economizar muito o custo da obra. Grandes movimentações de terra e terraplenagem tem um custo elevado.

3. Orientação Solar
Umas das primeiras coisas que aprendemos na faculdade é a orientação solar. E antes mesmo de começar a fazer o projeto temos que locar o norte, é a orientação da rosa dos ventos, e a partir dai pensamos em possiconamento dos ambientes.

Ambiente como quartos, sala de estar e locais onde intimo e onde permanecemos muito tempo, dê prioridade para receber a luz nascente, pois as temperaturas são mais agradáveis. Já as áreas de serviço e garagem, priorizemos o ponte. Esse irem é tão importante que o valor e prioridade de venda de apartamento são definidos, através das posições de nascente e poente. Em algumas regiões, como aqui em Belém, do Brasil essa orientação poupa até a utilização de ar-condicionado.

5. Ventos Dominantes
Os ventos dominantes também devem ser observados e a posição das janelas pode até propiciar a ventilação cruzada. Ventilação cruzada é quando as esquadrias estão dispostas de forma que o vento entra por algumas delas e sai por outras, fazendo que o vento cruze a edificação, por isso esse nome.

5. Conceito 

O conceito do seu projeto é importantíssimo também, mas uma vez falo da necessidade da conversa inicial com o cliente. Pois ai você vai definir estilo do seu projeto, e acima de tudo ter cuidado para não se perder no andamento da obra. Imagina você pensar um estilo industrial para um cliente que quer estilo classico? Então converse bem com o seu cliente ou seu arquiteto.

6. Pensar o projeto como todo

Esse é minha dica maior, pense um projeto como todo, não adianta pensar só no layout, sem imaginar o projeto finalizado. É importante pensar em cada detalhe desde o início do projeto. Vou fazer um vídeo só pra falar sobre isso.

7. Estética e Função.

Desculpa o “caps”, mas o SEM FUNÇÃO NÃO ADIANTA ESTÉTICA! Um bom projeto não tem que ser só beleza, ele tem que cumprir a principal função que é atender às necessidades dos clientes. E isso é desde do inicio de projeto, as vezes fazemos um desenho lindo, mas não tem as informações para fazer uma ótima obra.

Bem essa foi nosso Ateliê Criativo de hoje. Espero que gostem do vídeo, aproveite dê aquele like maroto no canal, se não é inscrito, se inscreva. Deixe seu comentário, tento responder o mais rápido possível. Até semana que vem e VAMOS CRIAR!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s