Ateliê Gourmet S02E08 | Tábua de Corte

Olá Estranhos, hoje vamos começar uma nova série de vídeos aqui dentro do Ateliê Gourmet, vamos dar umas dicas de utensílios básicos para se ter na cozinha. Para você que quer começar a cozinhar, ou quer dar um up nesse espaço que é tão democrático e recebe muito bem a qualquer um fã de boa comida.

O nosso primeiro vídeo é sobre Tábua de Corte, todos temos uma tábua de corte em casa. Muitos chefs de cozinha gostam mesmo é da tábua de madeira maciça. Mas sempre vemos noticias na tv especialistas informando que as tábuas de madeira são nocivas para nossa saúde. Então qual é a melhor tábua a ser usada?

O ideal é lavar logo após o uso, manter a tábua limpa, seca, guardada longe dos insetos. Apareceu qualquer rachadura ou sinal de desgaste, troque! Por que? Isso porque as tábuas de madeira e plastico grudam sujeira nas reentrâncias,  ao longo do uso fissuras se formam e nelas pode haver proliferação de bactérias.

Alguns especialistas, afirma que a melhor é tábua de vidro, pois ela não cria fissuras. No entanto eu não gosto, por que além de estrar o fio/corte da faca, pode gerar alguns acidentes.

Uma outra dica, é usar tábua diferente para determinadas funções. Por exemplo, uma para aves, outra para frutas, pescados e frutos do mar, legumes e outro para carne vermelho. Caso você use as de polietileno, pode usar cores diferentes para cada uso.

Para que sua tábua dure bastente, é necessário fazer a limpeza diária, logo após o uso. Usou para cortar carne? Lave com água e sabão e só depois use para cortar vegetais. Não deixe a tábua suja com restos de alimento, rolando em cima da pia por muito tempo. Anote essas dicas:

  • Se necessário raspe os restos de alimentos para remover as sujeiras mais difíceis;
  • Lave com água e detergente;
  • Esfregue bastante, se for necessário use uma escovinha especifica para este fim;
  • Enxague em água corrente para retirar todo o resíduo de sabão.

Pelo menos uma vez por semana, faça uma limpeza mais profunda, com água e detergente. E uma vez por mês use uma solução clorada, colocando a tábua de molho em uma bacia com 1 litros de água e para cada colher de sopa de água sanitária. Deixando agir por 15 minutos, em seguida esfregue, enxague, seque e guarde.

Esse post tem o Apoio da Camicado, e vamos fazer uma série de vídeos aqui para você se empolgar e dar aquele trato na sua casa. Eles uma variedade muito grande de tábua de carnes e utensilhos que deixam sua casa cada vez mais bonita. Espero que gostem da nossa série de vídeo, deixe seu comentário e VAMOS CRIAR!!!

 

————————————————————–
CAMICADO BELÉM
Av. Visc. de Souza Franco, 776 – 4º Piso, Belém – PA
Contato: 3004-5080
http://www.camicado.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s