Ateliê Criativo S02E10 | Programas que usamos no Escritório

Olá Estranhos, hoje no Ateliê Criativo queria falar um pouco sobre os programas que usamos aqui no TLKN, são programas básicos mais que fazem toda a diferença na hora da execução do projeto.

Bem eu sou da velha guarda, que aprendeu a fazer projeto na prancheta, usando papel vegetal e normografo, e me dediquei isso até a metade do meu curso e acho que foi muito bom, para me ajudar na concepção de na qualidade de um projeto. Eu acho que o Autocad é uma baita ferramenta, e sabe mexer bem nele é importante, mas também não quer dizer que você fará um ótimo desenho. Brinco que o cad é como se fosse um grande folha de papel em branco, e cada comando é um movimento da régua e da lapiseira. Então se você não tiver consciência do que está fazendo são apenas linhas.

Nós conhecemos apenas 10% do pontecial do Autocad, eu comecei a aprender no Autocad 2000, mas o que eu mexia mesmo era no R14 (que era antes do 2000). Mas o CAD já evoloui bastante nesses 17 anos, e cada vez mais intuitivo é o programa base para quase todo escritório, e aqui todos os projetos precisam passar por ele.

O outro programa que uso é o Scketchup, que é um programa também muito fácil de usar, e tem evoluído bastante, principalmente quanto aos seus blocos e qualidade da renderização. Eu comecei a usa-lo a uns cinco anos, passei um final de semana sentado na frente do pc e assistindo aula no youtube, que me ajudou a dar os primeiros passos no programa, até que hoje sei mais ou menos. O Engraçado que eu ensinei uns truques para a Tamy, que trabalha com a gente, e hoje ela é muito melhor que eu.

Mas o grande segredo do Scket é a renderização e aplicação de luz e material. E pra isso precisa de plugin certo, e que se adapte a sua forma de trabalhar. Usamos o V-ray, que é bem intuitivo e te dá um visual bem legal, mas existem muitos outros que podem ajudar bastante.

A pergunta do Revit, acho que é uma baita ferramenta, mas ainda estou engatinhando no programa, vou trazer um amigo pra falar do BIN, e o uso do revit na arquitetura. E damos um parecer mais real.

Esse é mais um ateliê Criativo, espero que gostem, e se gostarem por favor, curtam e compartilhem o vídeo. Vamos fazer esse canal crescer mais e mais. Um grande Abraço e VAMOS CRIAR.

 

3 respostas para “Ateliê Criativo S02E10 | Programas que usamos no Escritório”

Deixe um comentário

