Vlog do Arquiteto Gourmet S02E04 | Melhor Roteiro

Olá Estranhos hoje em nossa série de vídeos especiais para o Oscar, vamos falar sobre Roteiro. Existem duas categorias ligas a esse tema Oscar de Melhor Roteiro Original  ou Oscar de Melhor Argumento Original e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O primeiro foi criado em 1940, é o Oscar entregue para o melhor roteiro que não é baseado em nenhum material publicado anteriormente.
Já o Oscar de melhor roteiro adaptado é um dos mais importantes prêmios para filmes oferecidos pela Academia, e que vem sendo entregue desde 1929. Ele é entregue a cada ano para um  Roteirista cujo roteiro foi adaptado de outra fonte (geralmente um romance, uma peça de teatro, um conto, uma série de televisão ou em, alguns casos, outro filme). Todas as sequências são consideradas adaptações por esse padrão (já que uma sequência deve ser baseada em uma história original).
O roteiro funciona como um guia do filme por escrito, onde estão descritas todos os detalhes das cenas e falas dos atores.  Mas nos perguntamos O que é Roteiro? A resposta mais obvia é: Um filme escrito em palavras. Essa resposta resume com precisão o que vem a ser um roteiro. Tudo o que conta a história vista na tela de cinema antes foi descrito em um papel por um profissional conhecido como roteirista.
Focando na palavra roteiro, ele mesmo nos diz qual é o motivo de sua existência em uma produção cinematográfica. Ele serve como um guia, durante a execução de uma produção. Todas as informações necessárias para que o filme possa ser feito provêm desse roteiro ou guia, mais facilmente compreendido por seu nome em português lusitano, guião.
O roteiro vai nortear todo o processo de produção, levando em consideração todas as indicações do roteiro. Exemplo da produção, que através do roteiro tem a possibilidade de prever e desenvolver uma lista do que será necessário para a produção do projeto, criar um orçamento prévio dos custos, encontrar os profissionais necessários para o desenvolvimento do filme conforme as qualidades do roteiro. Em outro exemplo a equipe e o diretor de fotografia, através do roteiro tem a capacidade de criar o ambiente e a iluminação que condiz com o clima e as necessidades dramáticas da história que está sendo contada.
O diretor necessita do roteiro para que ele saiba o que deve ser filmado, para que ele decida o como vai ser filmado. A relação do diretor para com o roteiro é de necessidade mútua. Sem o roteiro o diretor não tem um filme a ser filmado, sem um diretor o roteiro não passa de um amontoado de palavras, não cumprindo sua função básica  de se tornar um filme.
Desta forma define-se o roteiro como um  guia para a produção de uma obra audiovisual e conta uma história, mostrando através da descrição de imagens e sons o que será visto na tela. Esse é nosso aquecimento para o Oscar desse Ano, deixando você a parte de tudo o que vai rolar na maior premiação do cinema. Diga o que você está achando dos vídeos, e não perca os outros vídeos do canal. Um grande abraço até semana que vem e Vamos Criar!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s