Workshop de Grafite

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Essa arte é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Será que podemos dizer que as pinturas rupestre são uma forma de grafite? Fato que existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
Tag: é a assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Esta Arte Urbana, sempre encheu meus olhos, fico encantado com esse belo trabalho. E sempre que podemos usamos em nossos projetos aqui no escritório, desta forma resolvemos fazer o primeiro Workshop de Grafite, um projeto com o TLKN Arquitetura, Isaias Machado, Coletivo Jirau e o Arquiteto Gourmet, em parceria com a Urban Art em Belém.

O curso vai abordar o primeiro contato com graffiti! Vamos abordar ideias, criar, praticar, e praticar mais e mais! Para isso, vamos conhecer a historia da arte de rua, seus conceitos, e diferentes técnicas. A proposta é reconhecermos nossa   própria capacidade de expressão através do graffiti.

Serão dois finais de semana, (dois sábados e um domingo) encontros de 3h30 de duração nos quais vamos abordar a elaboração do graffiti de personagens, letras e formas. O instrutor ira orientar cada participante no desenvolvimento da sua própria arte. Através de uma série de exercícios propostos visando adquirir maior controle com o spray e melhorar técnicas de traço, preenchimento, degrades e combinação de cores.

Cada participante  ira contar com material para produzir um painel o seu graffiti, aplicando as técnicas abordadas durante o workshop.

Então não perca essa oportunidade de participar, vão ser poucas vagas e vão ser três dias de grande inspiração e de boa conversa. Segue abaixo as informações do curso e nossos contatos. Então Simbora minha gente e VAMOS CRIAR.

Workshop de Grafite

Instrutor: Isaias Machado

Local: Urban Art Belém – Tv. Benjamin Constant, 1528 – Nazaré, Belém – PA

Incrição Até dia 25/05

Valor: R$ 180,00

*O curso inclui todo o equipamento de segurança e material necessário para cada participante.
*Pedimos que todos venham com roupas que possam sujar.

Contato: (91) 98521-1168/ 98098-7415

email: arquitetogourmet@gmail.com

cartaz oficina

Referêcias: http://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm

Anúncios

Uma resposta para “Workshop de Grafite”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s