Filmes Indicado ao Oscar 2015

Olá minha gente, esse final de semana vai ter a entrega do Oscar, para premiar os melhores filmes do ano de 2014. Como vocês sabem, tentei assistir o máximo possível dos filmes ano passado, não consegui, mas resolvi fazer uma maratona para ver os indicados aos melhores filmes (já sabem como foi meu carnaval! Rsrs) e venho aqui fazer minha humilde analise sobre os indicados. Segue a lista.

Whiplash
345974
O primeiro filme é um dos meus favoritos, conta a história do jovem solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, de quem guarda um poster em seu quarto. Ele consegue chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), conseguindo entrar para orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Porém. enfrenta sérios problemas com os métodos  abusivo maestro, o que faz Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

A fotografia do filme é muito linda, as cenas em que ele está estudando e tocando, em que ele tornasse o ponto focal da cena, a iluminação ajuda muito nisso. Os solos de baterias, é como se você tivesse tocando junto, acompanhando a evolução e o desespero de Andrew, com cenas muito fortes. O filme lembra bem os ambientes que tocam Jazz, sempre meia luz, escuro e bem intimista. Para quem gosta de música é um prato cheio, e mais supresso quando Miles Teller, realmente toca a bateria, muitas vezes chegando a cansaço extremo (se fosse eu só iria conseguir tocar uma música e já entraria em coma). Tem meu foto, mas acho que não leva, mas realmente gostei muito.

tn_gnp_et_1011_whiplash

A Teoria de Tudo

ateoriadetudo-poster

 

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Todo nerd, já ouviu falar de Stephen Hawking, pois não é somente um astro fisico, mas um grande nerd, e podemos ver isso em algumas piadas que ele faz no próprio filme. Quando o vemos hoje, não imaginamos que um dia ele foi “normal”, e como a evolução de sua doença é mostrada. Mas acima, de tudo impressiona como ele supera as espectativas de todos os médicos e como se tornou uma das mentes mais brilhantes do mundo na atualidade. Para quem conhece ele somente de The Big Bang Theory, vale muito a pena assistir ao filme. Acho que não leva o Oscar, talvez de melhor ator, mas minha torcida mesmo é de melhor atriz para a Felicity Jones, ainda mais para quem ta ansioso para vê-la no novo filme de Star Wars, torcendo por ela.

unnamed

O Jogo da Imitação

The-Imitation-Game-Poster

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Eu sou fã de Benedict Cumberbatch, super suspeito para falar do cara, mas tenho uma reclamação por que algumas vezes ele é o Sherlock Holmes (série da BBC), o que me deixou apreensivo se ele vai ser igual a outros atores que só fazem o mesmo papel. Mas, mesmo assim tiro o chapéu para ele, o filme é muito bom, a atuação dele é ótimo, e o cenário do filme mais uma vez é a Inglaterra, sempre bonita e com aquele ar chuvoso. Eu já fiz um outro post falando da Keira Knightley, e o quanto ela tem evoluído, o que já levou ela a concorrer ao oscar de melhor atriz codjuvante.

20141031183733

Selma

10872818_516256005183410_6566810524942152925_o

Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Talvez esse seja o personagem mais famoso, de todas essas histórias contadas nos filmes desse ano. Baseado na história de um homem que marcou a sua geração e até hoje influencia muita gente. O filme, também tem a fotografia muito boa, e relata bem o dilema que ele teve, e algumas vezes se perguntando até que ponto a luta tem valido a pena, é de parar para refletir. Se você gosta de música, as trilha dos créditos são ótima, com canções soul gospel. Muito bom, mas acho que não leva, o que é uma pena, por que poderia ser indicado a outras categorias.

la_ca_1021_selma

BoyHood: Da infância a juventude

boyhood-poster

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Esse é o filme mais comentado desse oscar, pois o diretor passou doze anos gravando este filme, acompanhando o crescimento da criança. O que nos faz tirar o chapéu, o que eu acho que dará o premio de melhor direção, mas se você ta esperando uma grande história esquece, não vai ter aquele final supreendente, ou algo do gênenro, somente a história do crescimento de uma criança. Mas tem umas referências bem legais dos anos 90, como cenas de Dragon Ball Z, a menina chata (filha do diretor, que chega uma hora que da pra perceber que não quer mais fazer o filme) cantando Britiney, mas destaque mesmo é a mãe Patricia Arquette, como ela muda no decorrer da história, e na participação de Ethan Hawke, que valeu a pena a indicação de Ator Codjuvante. Mas, não leva, se levar vai ser a maior injustiça do ano.

Birdman

Birdman-2015-movie-poster

No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Esse é meu favorito, o filme é muito bom, a sensação é que você está dentro do filme, as tomadas de cena, acompanhando os atores, tudo se passa dentro de um teatro, e algumas cenas que são fora são ótimas, incluindo a cena que vazou no youtube, do Michael Keaton andando de cueca na Time Square, cara é show. Algumas vezes, você tem a sensação que eles estão interpretando a si mesmo, lembrando que o Keaton já fez Batman e tem uma referências muito boas sobre filmes, sitações a atores que reais, que da para tirar uma boa risada. Mas o impressionante é a trilha sonora, a maior parte do tempo o som da bateria, e como ela vai mudando o ritmo, e como entra em cena algumas vezes, dando aquela tensão. O filme é muito bom, merece o Oscar na minha opinião, e Michael Keaton como nunca mais se tinha visto, desde Batman.

birdman

Grande Hotel Budapeste

The-Grand-Budapest-Hotel-Poster

No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

De todos o filmes, este com toda certeza é o mais bonito! Em todos os sentidos, na fotografia, roteiro, no cenário e na atuação de Ralph Fiennes,  para você que estava acostumado como Voldmort, vai se surpreende, mas incrível que não lhe rendeu indicação. O filme é muito engraçado, e recheado de ótimos atores, em uma dinâmica muito boa, que você nem sente o filme passar. Se algum filme pode ser uma “supreesa”, esse é o Grande Hotel Budapest, pode levar essa estatueta, e será bem dada!!!

20150115121121339481a
Sniper Americano
190859_pt

 

Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

A melhor coisa deste filme, é se você assistiu sem saber a história por trás da história. Eu assistir por dois motivos: primeiro por que o Bradley Cooper está sendo indicado de novo (eu acho que tão forçando para ele ganhar o Oscar de qualquer jeito, não que eu não goste dele como ator, eu gosto) e por que um filme de ação ta concorrendo ao Oscar de melhor filme (me enganei). Eu não imaginava que o filme era baseado em fatos reais, e quando eu descobri foi como se minha cabeça estourasse (foi mal mas Spoiler). Selma mostra bem a história Americana, e como eles construiram a sua sociedade, mas esse filme é uma “ode” ao estilo de vida americana, e como eles amam e veneram sua pátria. O filme é muito bom, como eu falei surpreende e muito, Bradley Cooper ta gigante, e atuando super bem, melhor até que O lado Bom da Vida, mas acho que aquela era a melhor chance de levar o Oscar, esse ano creio que não vai dar de novo, mas podemos nos supreender.

Bem minha gente, essa foi minha pequena analise e minha opinião sobre os filmes, digo e repito não sou especialista e to estudando muito ainda, para entender e perceber pequenos detalhes nos filmes. Colocaria outros filmes na lista e que não foram, por exemplo O Abutre (Nigthcrawler),  Garota Exemplar (filme tenso) e o Foxcatcher , que também são muito bons. Minha dica assista aos filmes, que vale muito a pena assistir, e na minha opinião esse ano é o ano em que tem mais filmes legais para leigos como nós assistir, por que convenhamos tem cada filme dose de assistir, e a gente não entende como são indicados ao Oscar.

Espero que tenham gostado, da lista, segue abaixo a lista das principais categorias, se você curte domingo 22 de fevereiro vai ser a entrega do Oscar 2015, bora ver se eu acerto alguma coisa, até a próxima minha gente e VAMOS CRIAR.

Melhor filme
“Sniper americano”
“Birdman”
“Boyhood: Da infância à juventude”
“O grande hotel Budapeste”
“O jogo da imitação”
“Selma”
“A teoria de tudo”
“Whiplash”

Melhor diretor
Alejandro Gonzáles Iñárritu (“Birdman”)
Richard Linklater (“Boyhood”)
Bennett Miller (“Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo”)
Wes Anderson (“O grande hotel Budapeste”)
Morten Tyldum (“O jogo da imitação”)

Melhor ator
Steve Carell (“Foxcatcher”)
Bradley Cooper (“Sniper americano”)
Benedict Cumbertatch (“O jogo da imitação”)
Michael Keaton (“Birdman”)
Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)

Melhor ator coadjuvante
Robert Duvall (“O juiz”)
Ethan Hawke (“Boyhood”)
Edward Norton (“Birdman”)
Mark Ruffalo (“Foxcatcher”)
JK Simons (“Whiplash”)

Melhor atriz
Marion Cotillard (“Dois dias, uma noite”)
Felicity Jones (“A teoria de tudo”)
Julianne Moore (“Para sempre Alice”)
Rosamund Pike (“Garota exemplar”)
Reese Witherspoon (“Livre”)

Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette (“Boyhood”)
Laura Dern (“Livre”)
Keira Knightley (“O jogo da imitação”)
Emma Stone (“Birdman”)
Meryl Streep (“Caminhos da floresta”)

Fonte e Referência: Adoro Cinema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s