UMA RECEITA POR DIA: 28º Dia – Filhote ao Creme de Tucupi

Olá minha gente, vocês sabem o que é Tucupi? Tucupi é o sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava (comentei sobre ele lá na receita do caldo de Macaxeira com Carne Seca) quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um “tipiti”). Depois de extraído, o caldo “descansa” para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária. Mesmo com tudo isso, pense em algo muito gostoso, se você não conhece o Pará, é uma boa pedida, tem uita comida boa, só me procurar que faço questão de sair para comer com você ou cozinhar quem sabe… rsrsrs.

A culinária paraense, tem muitos sabores diferentes, e como eu não havia feito um peixe aqui no desafio resolvi fazer um peixe que é muito comum aqui na nossa região, o Filhote ou Piraíba (em algumas regiões). Essa é uma adaptação minha de um prato que é super comum por aqui. Filhote no Tucupi. Sem falar muito vamos para receita, que ainda vou fazer a receita de amanhã, anota aí.

 

INGREDIENTES

  • 250g de Filé de Filhote (ou peixe ao seu gosto)
  • 1 litro de Tucupi
  • Suco de 1 Limão
  • 8 dentes de Alho
  • 1 Pimentão amarelo
  • 1 Pimentão Vermelho
  • 3 colheres de azeite
  • 1 pimenta de cheiro
  • 1 colher de Manteiga
  • 2 colheres de trigo
  • sal e pimenta a gosto

Tempere os pedaços de peixe com o sal e o suco de limão e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão e o alho, isso vai ser o acompanhamento para o prato, quando estiver refogado, adicione um pouco de tucupi e espere reduzir o caldo, reserve. Você precisa ferver o tucupi antes de usar, deixe ferver e já vá temperando com sal e pimenta a gosto, e pique também a pimenta de cheiro e coloque no tucupi. espere ferver. Para o creme de tucupi, faça o “Roux”, que é a base para molhos francês com trigo e manteiga, basta derreter a manteiga em uma frigideira e adicionar um pouco de trigo, tome muito cuidado para não colocar muito trigo e alterar o sabor do tucupi. Quando o tucupi estiver fervendo, misture aos pouco ao roux, sempre mexendo para que não “empelote”. Se você gosta de bem fino, basta adicionar mais tucupi. Corrija o sal caso haja necessidade.

Em um chapara grelhe, o peixe até ficar bem dourado. Em uma travessa, sirva o peixe grelhado, por cima adicione o creme de tucupi, e o refogado dos legumes,pronto só levar a mesa. Para acompanhar o prato nada melhor que um bom arroz branco.

Esse prato também é daqueles bem regional, se você quiser colocar Jambu (uma erva de nossa região, dar uma dormência em nossa boca), fica muito boa também, é só cozinhar e adicionar ao refogado de legumes. Essa é uma receita aberta, e muito fácil de você colocar seus toque de chefe. Espero que gostem do prato, ótimo para se fazer no final de semana, domingão e feriado, que nem esses que estamos vivendo.

Meus queridos, estamos quase acabando nosso desafio, faltam somente duas, já estou morrendo de fazer mais receitas. Espero que você estejam gostado, se sim é só curtir e seguir nossas redes sociais. Amanhã tem mais receita, um grande abraço e VAMOS CRIAR!!

 

 

 

Anúncios

Uma resposta para “UMA RECEITA POR DIA: 28º Dia – Filhote ao Creme de Tucupi”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s