UMA RECEITA POR DIA: 24º Dia – Caldo de Macaxeira com Carne Seca

Olá meu povo!!! Hoje vim com mais uma receita regional aqui nesse desafio que já é querido por aqui!!! Afinal de conta já estamos chegando quase ao final desse nosso primeiro mês!!! Já estou preparando uma segunda série, deixa só respirar e perder esses quilinhos que ganhei nesse mês!!! hahaha… #arquitegordinho total!!! Mas, quero apresentar minha versão de uma receita tradicional no norte e nordeste do país, um Caldo de Macaxeira (mandioca ou aipim) com Carne Seca. E olha só, esse foi um desafio de um amigo meu do “Charque União”, para fazer um prato com carne seca, e como eu não queria fazer um “Escondidinho de Charque” (prometo fazer qualquer dia), resolvi fazer esse Caldo ótimo para tirar uma ressaca!!!

Para começar, vamos explicar o que é Macaxeira (do tupi-guarani maka’xera “espíritos dos caminhos e das obras” ou “demônio”) ou ainda aipim, mandioca-mansa, e pão-de-pobre são nomes populares brasileiros da planta Manihot esculenta. Essas denominações são atribuídas às raízes da mesma planta ou espécie, mas que apresentam baixa toxicidade enquanto as plantas que contém maior teor de toxicidade são denominadas como mandioca (olha só como eu estudei?!). E mais um pouco de informação para vocês: O Charque ou carne-seca ou ainda carne de sol, é  uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Nooooossaa, muita informação pra um post só, já deu fome, por isso chega de informações vamos para receita.

 

INGREDIENTES:

  • 500 g de carne seca
  • 200 g de Macaxeira(mandioca)
  • 200 g de Crem Cheese Philadelphia (ou um a seu gosto)
  • 2 colheres sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • alho poró
  • 4 dentes de alho socados
  • 1 tabletes de caldo de carne
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Água o suficiente

Primeiramente, escolha uma carne seca da parte posterior do boi, pois tem mais carne. Desalgue, deixando ela um pouco de molho e vá trocando-a sempre que possível. Refoque por no azeite, e poxa para cozinhar na panela de pressão por uns 20 a 30 minutos. Quando estiver pronto, pique a carne seca em fatias finas, reserve.

Descasque a mandioca, lave e corte em cubos pequenos, e ferva com sal até ficar mole. Enquanto está fervendo, refoque o alho, a cebola e o alho poró com o azeite. quando estiver bem refogado, misture a água e o caldo de carne, até ferver. Neste momento a mandioca estiver pronta, escorra e tire a fibra que tem no meio da macaxeira. Coloque a Macaxeira no liquidificador, junto com o caldo e bata no liquidificador. Uma coisa importante, se o seu liquidificador não for muito potente, coloque aos pouco a macaxeira, sério quase eu queimo o meu rsrsrsr por que é meio pesado, e o coitado penou para bater tudo. Mas a ideia é que fique igual a um caldo, bem ralo. Então precisa bater bem. Outra coisa, ao contrário da batata a mandioca é realmente mais pesada, então você vai controlar  o “grosso” com a água.

Por fim, coloque esse creme em uma panela aquecida, até ele começar a ferver, adicione a pimenta a gosto, e prove para corrigir o sal, quando começar a borbulhar adicione o Cream cheese, mexa bem e por ultimo adicione a carne seca, mas reserve um pouco para fazer a decoração. Mexa um puco, e pronto só finalizar o prato.

Sirva, bem quente e pronto ótimo para um domingão a noite, para tirar aquela ressaca e aquele sono. Essa é minha versão do caldo de macaxeira, tem outras bem diferentes, se você não encontrar a macaxeira com batata também fica ótimo… já fiz também. Essa receita lembra muito quando minha avó fazia o famoso “caribé”, (rsrsrsr) receita com farinha mandioca, quem sabe eu não faça por aqui.

Espero que gostem da receita, essa é daquele nível fácil, porém trabalhosa, mas que vale a pena tentar fazer. Bem, vou ficar por aqui que ainda tenho muita receita para fazer essa semana, um grande abraço até amanhã. VAMOS CRIAR E COMER!!!

DSCN3592 DSCN3599 DSCN3603

Anúncios

Uma resposta para “UMA RECEITA POR DIA: 24º Dia – Caldo de Macaxeira com Carne Seca”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s