UMA RECEITA POR DIA – 18º Dia – Geléia de Pimenta

Olá minha gente, hoje a nossa receita é PICANTE!E ela é DOCE! ela é uma mistura de tudo isso. Nossa famosa e tão gostosa “Geléia de Pimenta”, tinha que está no nosso desafio. Essa nossa receita, vai muito bem como entrada, com torradas e sanduíches.

Você sábia, que existe entre 20 e 27 tipos diferentes de pimentas e que a característica “ardida” da pimenta, chamada pungência, é exclusiva desse gênero e é atribuída a um alcalóide, a capsaicina, que fica acumulado na parte interna do fruto. A pungência das pimentas pode ser medida em Unidades de Calor Scoville (Scoville Heat Units – SHU), com aparelhos específicos. O valor SHU pode chegar a 300 mil, caso, por exemplo, da cumari-do-pará.

A pimenta-dedo-de-moça é originária do Brasil. Possui ardência (pungência) e aroma suaves, sendo uma das pimentas mais famosas do país. Apresenta frutos alongados com comprimento aproximado de 70 a 75 mm e diâmetro aproximado de 10 a 20 mm, de coloração verde quando imaturo e vermelho quando maduro. Com grau ardência 3 e Grau Scoville entre 1000 e 1500, é mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, podendo ser encontrada na forma líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo neste caso o nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e numa grande variedade de pratos. O Arquiteto Gourmet também é cultura, e chega de falar, vamos logo para receita, anota aí:

INGREDIENTES: 

  • 2 Pimentas Dedo de Moça
  • 200ml de Suco de Laranja (eu testei uma caixinha de suco e deu certo)
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar
  • 1 Maçã Grande Ralada s/ Casca
  • 1 Alho Inteiro
  • Sal a gosto
Comece o preparo cortando as pimentas dedo de moça ao meio e removendo as semente, pique em pequenos cubos e reserve. Rale a maça, sem a casca. Em uma panela adicione 200ml de Suco de Laranja, 1 xícara de chá de açúcar, as 2 pimentas dedo de moça picada, 1 alho inteiro e sal a gosto. Misture bem até diluir o açúcar, pare de misturar e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até ficar em ponto de geleia (caramelizado).
Depois disso, é só esfriar  e sirva com carnes, torradas e com sanduíche de fica olha uma coisa de louco. Você pode conserva, por alguns 15 dias na geladeira, em pequenas compotas de vidro. Se depois de 25 minutos, você achar que ficou muito picante, adicione mais suco de laranja e um pouco de água e açúcar para tentar amenizar o gosto ardido da pimenta, deixando ferver mais um pouco, para reduzir o suco.

Então é isso minha gente, linda e agora com uns quilinhos a mais (rsrsr). Não tá fácil pra ninguém já estou preparando uma nova série, “Arquiteto -5kg”, hahahhaa. Mas espero que você esteja gostando de nossa receita, e dar aquela força lá, que vocês já sabem. Um grande abraço e Vamos COMER!!! ahhhh se preparem que a receita de amanhã vai ser coisa de louco!!! Abraço.

Foto 26-04-14 17 52 08

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s