UMA RECEITA POR DIA: 16º Dia – Vatapá Paraense

Olá minha gente, você sabem qual a diferença entre o tatu e a baina? O tatu faz o buraco e a baiana “vaitapá” kkkk essa foi horrível, mas minha gente essa é a nossa 16º receita. Um Vatapá Paraense, muito bom. Se você acha que Risoto da trabalho, por que nunca fez um vatapá na vida… Tem que ter braço. Vamos logo para receita que é, anota aí.

INGREDIENTES

1kg de camarões secos pilados
600ml de leite de coco
250ml de azeite de dendê
1/2 caixa de creme de leite
1 garrafa pequena de leite de coco
2 xícaras de trigo
2 cebolas picadas
5 alhos picados
2 tomates picados
3 pimentas verdes picadas
1/2 maço de cheiro verde picado
1 pimenta de cheiro amarela com o cabinho
Sal a gosto

Para começar, você tem que comprar os camarões com inteiro, vai dar um pouco mais de trabalho, mas faz toda diferença. Primeiro você descascada todos o camarões reservando as cabeças. Tome muito cuidado com o sal, caso ele esteja muito salgado coloque em uma vasilha com água d gelado e troque depois de alguns minutos repetindo a operação até que eles fiquem a seu gosto.

Em uma panela, cozinhe a cabeça do camarão com água até ferver. Quando fever desligue, escorra as cabeças, guarde o caldo e reserve.

Pique todos os ingredientes, e refogue no azeite, você pode refogar também no dendê, eu prefiro colocar depois. Quando o camarão estiver bem dourado, reserve.

Bata no liqüidificador água e o trigo, a quantidade de água vai depender da quantidade de vatapá que você vai fazer.

Pegue a água da cabeça do camarão, e deixe ferver, quando começar a borbulhar vá adicionando aos poucos a água com o trigo. Não pare de mexer, o caldo vai engrossar, como se fosse mingau, por isso tome cuidado para não empelotar. Vá mexendo, quando tiver grosso, você começa adicionar o azeite de dendê. Aos poucos, continue a mexer, quando acabar adicione o leite de coco.

O mingau vai ficar bem amarelo. Nesse momento você adiciona o refogado de camarão. E não pare de mexer “pelo amor de blébléblé” (minha mãe falando comigo).

Você percebeu que em nenhum momento eu coloquei sal, por que o camarão já é salgado, mas nesse momento prove para ver ser esta tudo ok, qualquer coisa adicione mais sal.

E por ultimo adicione o creme de leite, e mexa mais um pouquinho. E pronto. Tenho algumas considerações: 1- tem gente que sua pão ao invés de trigo, eu não gosto, mas fica a vontade; 2- tome cuidado ao colocar o trigo, para o vatapá não ficar só o gosto de trigo, caso isso aconteça adiciona mais dendê; 3- não gosto muito grosso, então controle isso através do trigo.

Bem a receita é essa, fácil mas da um pouco mais de trabalho. Para acompanhar nada melhor que um arroz branco. Se você é de fora de Belém, e conseguir por um acaso tucupi e jambu, pode colocar por cima do vatapá ja servido, com uns camarões não descascado. Fica muito bom.

O vatapá baiano leva outros ingredientes e é bem mais forte, mas vou aprender com um baiano e ensino aqui. Essa receita minha mãe me ensinou, então posso dizer que é de família, cada paraense tem seu jeito de fazer. Sinceramente acho que esse da foto ficou muito fino, mas da pra caprichar diga lá.

Espero que gostem da receita fico muito feliz em passar uma receita que aprendi em casa. Se gostarem já sabe, curti ai, deixa o comentário, segue lá no instagram, um grande abraço e VAMOS CRIAR E COMER.

IMG_5185-1.JPG

Uma resposta para “UMA RECEITA POR DIA: 16º Dia – Vatapá Paraense”

  1. coisa que eu não gosto é de sair da tradição da minha terra em relação de culinaria, gosto de fazer como o paraense sabe fazer, muitos colocam muitos ingredientes, e não é bem assim, ai em vez de ficar como um vatapá paraense, fica parecendo outro vatapá que não é legitimo vatapá da minha terra, ai eu não aceito, tem que ser raiz sem muitos condimentos.

    Curtir

Deixe um comentário

