UMA RECEITA POR DIA: 13º Dia – Torta Rústica Ratatoulle

Bom dia! Boa Tarde ou Boa noite! Não sei que horas você está lendo esse post, mas espero que vocês gostem muito! Ja estamos quase fechando nossa segunda semana do “Uma receita por Dia”, e todo mundo fala: “Kenny só faz comida ‘engordiet’!” “Faz uma salada” ou “faz Fitness”. Hoje resolvi falar uma receita diferente do meu estilo, uma “Torta Rústica Ratatoulle”.

Você já deve ter visto essa receita ou pelo menos o filme do ratinho cozinheiro. O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa “picar, triturar”, mas podemos traduzir também como “ragoût de legumes”.

Essa receita eu vi lá do panelinha, que eu gosto muito dela e de suas receitas. Bem, chega de história vamos logo para a receita:

Para a massa:

INGREDIENTES:
1 ovo
100g de manteiga gelada
1 colher (chá) de sal
1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

Misture q farinha e o sal em uma tigela grande. Adicione a manteiga, nessa caso é bom colocar gelada. Usando as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará crocante.

Acrescente o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Se preferir, você pode fazer a massa no dia anterior.

Para fazer o recheio:
INGREDIENTES:
1 berinjela pequena
1 abobrinha média
3/4 de xicara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape
1 talho de alho-poró sem as folhas verdes
1 pimentão amarelo
1 cebola média
4 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
8 colheres (sopa) de azeite

Preaqueça o forno a 220ºC. Em uma tábua, corte a berinjela em rodelas de 1cm e descarte as pontas. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture com uma colher de chá de sal (essa dica para a beringela não ficar amarga). Reserve.

Enquanto isso, prepare os outros legumes. Lave, seque e fatie as abobrinhas em rodelas de 1cm também, descartando as pontas. Corte os tomates-cereja ao meio e fatie o alho-poró finamente. O pimentão em cubos, sem as sementes. Descasque a cebola e corte em quatro partes e descasque os dentes de alho.

Retire a berinjela da água e distribua em uma assadeira retangular grande. Regue com três colheres de sopa de azeite e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com bastante azeite e misture delicadamente.

Coloque a assadeira novamente no forno por 30 minutos. Retire e baixe a temperatura do forno para 180ºC.

Para a montagem:
INGREDIENTES:
2 ramos de tomilho fresco
2 ramos de alecrim fresco
1 gema (para pincelar)
1 colher (chá) de água

Cerca de 15 minutos antes de terminar o tempo para pré-assar os legumes, retire a massa da geladeira. Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa em formato arredondado até ficar com cerca de 0,5cm de espessura. Use uma forma redonda, de fundo removível, com cerca de 20cm, Separe o fundo da forma. Para transferir a massa, enrole-a no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo da forma, deixando as bordas para fora.

Retire a assadeira do forno. Debulhe os ramos de tomilho e alecrim e junte aos legumes, misturando delicadamente. Em seguida, coloque os legumes sobre a massa e dobre as bordas por cima.

Em uma tigelinha, misture a gema com água. Pincele a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Pronto, essa receita é bem diferente, admito que não é muito o meu gosto, por que vocês sabem que gosto de BACON. Mas você pode usar essa mesma massa, e somente mudar o recheio e fazer umas tortas maravilhosas, eu pensei em uma de frango com ricota, que tal? Rsrsrs. Mas como gostei muito do filme, resolvi tentar fazer a receita especial aqui.

Essa receita pode se chamar de vegetariana, por que não tem nenhuma carne, rsrsr. Mas uma vez eu digo, se vocês gostarem da receita, comentem aí, ou siga a gente lá no instagram ou no facebook, aqui na coluna ao lado. Estou doido para as próximas semanas e todas as receitas que ainda temos que fazer. Tem lasanha, mais massas, doces, vem drinks também. Mas vamos continuar estudando e a cima de tudo criando, por que a cozinha é uma arte.

IMG_5159-0.JPG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s