UMA RECEITA POR DIA: 4º Dia – Torta de Limão

Olá meu povo, que está engordando junto comigo!!! Tem sido um prazer cozinhar esses dias, quando não sou eu que vai pra cozinha é meu irmão fazendo uns pratos também, aí a gente vai da academia, para a cozinha, da cozinha para rua correr 10km… Mas sempre com o sorriso no rosto, um pouco de peso na consciência, mas muito feliz.

Hoje, a receita é para tentar mudar essa ideia que não me dou bem em fazer doces, resolvi fazer uma torta de Limão. Sabe aquela frase: “Se a vida lhe dar limões, faça uma limonada”, nesse caso faça uma Torta de Limão. E hoje é um dia especial, é quinta-feira (bem você pode ta lendo em outro dia também, mas postei essa receita em uma quinta), quem me conhece sabe que tenho um certo bloqueio com quinta-feira, mas no inicio do ano resolvi mudar essa história e tenho conseguido, e nada melhor que um doce para alegrar uma quinta. Então, se você já estar com fome anota aí a receita:

INGREDIENTES

Para a massa

  • 1 pacote (200g) de biscoito maizena
  • 100 g de manteiga sem sal amolecida

Para o recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha (200 ml) de creme de leite (não usar o de lata)
  • Suco de 4 limões

Para o merengue

  • 3 claras
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • Raspas de limão para finalizar

Modo de Preparo

Primeiro passo é preparar a massa da nossa torta. Passe o biscoito maizena no liquidificador para transformá-lo em uma farinha. Misture em uma tigela com a manteiga amolecida, muito importante esse detalhe, pois se você usar a manteiga congelada, vai dar um pouco de trabalho para misturar, vai por mim aconteceu rsrsrs. Você vai obter uma massa bem boa para modelar na sua forma.

Forre uma fôrma de aro removível com a massa. Usei uma fôrma tamanho 20, se você usar uma maior pode ser que falte massa para forrar as laterais (a base é o mais importante). Faça furos delicado com um garfo e asse por 10 minutos em forno médio. Reserve em seguida.

Em uma outra tigela, misture o leite condensado com o creme de leite e o suco de limão. Eu usei limão Siciliano, por que eu acho mais saboroso. Você vai obter um creme bem encorpado. Se preferir mais azedinho, pode acrescentar mais 1 limão na receita.

Sobre a massa já assada, despeje o recheio de forma que não ultrapasse a altura das laterais. OBS: se sobrar recheio, você pode servir como creme gelado, fica muito delícia!

Por último, bata as claras em ponto de suspiro. Na batedeira, quando as claras já estiverem em ponto de neve, acrescente o açúcar aos poucos. O ponto de suspiro acontece quando ao levantar o batedor, o suspiro não escorre nem cai (você pode até virar a vasilha de cabeça pra baixo que ele fica lá intacto).

Espalhe com uma espátula delicadamente as claras sobre o recheio e leve ao forno médio por 10 minutos, ou até que fique dourado por cima. Finalize com as raspas de limão e leve à geladeira por pelo menos 2h.

DSCN3228 DSCN3231 DSCN3283

E pronto!!! Está lá sua torta de limão pronta para supreender seus amigos, parentes e agregados. De tão boa que nem cachorro come, por que não sobra!!! (rsrsrs piada velhaaaa).

Eu gosto muito de torta de limão, e nunca havia parado para fazer, e está agora entre os mais pedidos lá por casa. Espero que tenham gostado da receita, esse foi nosso quarto do dia do URPD, ainda tem muita coisa boa por aí. Você já sabe, avise para os amigos, vizinhos, parentes distantes, cunhado do amigo do vizinho, curta nossa página lá no Facebook, siga a gente no instagram, no twitter. Deixe seus comentários, fica a vontade. Um grande abraço a todos!! Vamos Criar e Comer!!

 

 

Deixe um comentário

