UMA RECEITA POR DIA: 2º DIA – Risotto Três Queijos

Olá minha gente, hoje em nosso segundo dia do “Uma Receita por Dia”, queria esse prato que pode ser um coringa na cozinha, o Risotto,  que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do Século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.

Para esse prato não tem muito mistério, segue a linha do risotto normal, mas coloquei alguns queijos comuns em nossa região, mas você pode usar queijo ao seu gosto. Fica bem a vontade, e quiser mais queijo fica a vontade, só toma cuidado para não colocar queijos de gosto muito fortes, por que fica difícil harmonizar os sabores. Vamos logo para receita que já está me dando fome:

INGREDIENTES

  • 200 gramas de arroz arbóreo ou carnaroli;
  • 1 cebola pequena picadinha;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 taça de martini dry, ou vinho branco seco. Ou mesmo de vodka;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • Alho Poró picado
  • um punhado salsinha;
  • um pouco de parmesão ralado, eu usei além do parmesão queijo do Marajó e Queijo Cuia. Mais uma colherada de manteiga e azeite pra finalizar.

Refogue a cebola e o alho com a manteiga. Adicione o arroz e frite por uns 3 minutos, sem parar de mexer. Adicione a bebida, no caso eu usei vinho branco, depois vá adicionando o caldo, com calma, um pouquinho por vez. Uma concha de caldo, mexe bem, até o caldo secar. Outra concha de caldo, outra boa mexida. Vá fazendo isso até o arroz ficar “al dente”. Nesse momento coloque o alho poró e a salsinha, e mexa mais uma vez. Finalize com uma colherada de manteiga, e as porções de queijos, um pouco de queijo ralado e um fio de azeite, mais ou menos assim:Foto 31-10-14 23 52 09 DSCN3204

 

Ficou uma Delícia, e para quem gosta de queijo que nem eu, vai gostar demais. Para este prato eu tive companhia da @rafaela__martins, foi minha cobaia, então espero que ela dê a nota, na descrição abaixo.

Risoto sempre é muito bom, e como sempre digo nunca deixe faltar arroz arbóreo em sua casa, a qualquer momento você pode usar. Espero que você tente fazer esse prato, e não se esqueça de seguir e marcar a gente, lá em nossas redes sociais @arquitetogourmet e Facebook. Então é isso, vamos criar e comer rrsrsrsrs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s