Duas Corridas: Belém Nigth Run e 4º Circuito da OAB

Olá meu povo estou todo empolgado com meu novo vício, a CORRIDA. É fato que sou louco pelo que faço, a arquitetura é aquilo que me completa, e que me faz levantar toda a manhã, e a gastronomia é preenche aquele vazio que me consome, a FOME, rsrsrs. Mas, quando fiz a minha lista de desejo para 2014, eu coloquei uma meta de correr pelo menos uma corrida de rua esse ano, e por incrível que pareça já estou na Quarta, e nesse último mês corri mais duas a Belém Nigth Run (09/08) e o 4º Circuito da OAB (24/08), e estou aqui para registrar e pra motivar aos novos praticantes de corrida, que vale a pena essa prática e repito a frase que mais ouvir nesses últimos meses : “corrida é igual cachaça, te vicia e faz querer cada vez mais” .

Vou ser bem sincero que fui relutante no começo, mas hoje já vejo alguns efeitos em minha vida e em meu corpo também (deixa ele melhora um pouquinho mais que prometo fazer um post sobre isso). Muito difícil para mim, essa minha rotina meio corrida da arquitetura, e essa paixão que é a culinária, pois vou ser bem sincero amo comer, e se for pra cozinhar tem que ser comida gostosa, mas to aprendendo a comer bem ligth também. Mas tudo com equilíbrio faz bem, então vamos continuar nesse ritmo.

Bem, para continuar motivando vocês, queria deixar esse artigo bem legal do site Malhar Bem, sobre a caminhada, vale a pena começar devagar. E também, um playlist de umas músicas que ouço para correr (vou fazer um outro post só pra isso). Essa nova paixão tem começado assim e creio que ainda vou inventar mais outras aventura, e espero sempre poder está criando, por que esse é nosso maior objetivo aqui neste Blog não é? Então VAMOS CRIAR

 

APRENDA COMO MELHORAR A CAMINHADA

Caminhar é um dos melhores exercícios para a saúde. Dá para fazer dentro de casa assistindo a um filme ou fora dela, em lugares onde a natureza é uma ótima companhia como um bosque ou uma praia. É um exercício simples de ser feito, mas que também exige alguns cuidados como o tempo correto, a quantidade de vezes por semana, o calçado adequado, entre outros. É preciso ficar atendo, afinal de contas, já que você se disponibilizou a colocar as pernas para andar, melhor fazer valer a pena.

Tempo e Frequência da Caminhada

Caminhar de 20 a 60 minutos por dia e, pelo menos, 3 vezes por semana é o bastante para conseguir inúmeros benefícios desse exercício físico. Melhora a circulação, o funcionamento do intestino, consegue reduzir os riscos do diabetes, diminui as taxas de colesterol, melhora a qualidade do sono e ainda reduz a depressão, o estresse e a ansiedade.

Perdendo Peso com a Caminhada

Por mais que a caminhada não queime tantas calorias como a corrida, vale a pena apostar nela, pois é um excelente exercício aeróbico. Ela consegue movimentar todo o corpo e em uma hora de atividade é possível eliminar até 250 calorias. E esse número ainda pode subir bastante se houver uma mudança de hábitos alimentares em conjunto com a caminhada.

Tonificando a Musculatura

Além dos vários benefícios que a caminhada trás para a nossa saúde, ela também é capaz de melhorar a musculatura. Ela oferece maior oxigenação e por consequência, maior aporte de nutrientes. Os músculos ficam mais tonificados e definidos, seja andando num ambiente plano ou subindo uma ladeira. A única diferença será o músculo mais solicitado para cada lugar, mas a coluna e os músculos do core serão recrutados todo o tempo.

Caminhada na esteira ou na rua?

Essa é a dúvida de muitas pessoas. Mas, fazer caminhada na esteira ou na rua tem seus prós e contras. Se a intenção é queimar o máximo de calorias que conseguir, então a caminhada na rua será mais satisfatória. Mas, na esteira, a segurança é maior, pois ela oferece sistema de amortecimento e é possível obter o controle da distância percorrida, o tempo e a quantidade de calorias que foi gasta. Além disso, caminhar na rua oferece maiores riscos de lesões por causa de buracos e outros obstáculos que podem ser encontrados no caminho.

Alimentação e Hidratação

Uma coisa que se deve ter em mãos durante uma caminhada é uma garrafa de água e o ideal é tomar 30 ml a cada 20 minutos de exercício. A alimentação deve ser leve como um suco com fruta, ou melhor ainda, se você puder ingerir carboidratos complexos cerca de 20 a 30 minutos antes de começar o exercício. Esse tipo de nutriente consegue ofertar glicose na corrente sanguínea de forma gradativa, assim, as chances de ter uma hipoglicemia são mínimas.

Vestuário Ideal para caminhada

Nada de usar roupas muito justas e de tecido grosso, pois isso prejudica a circulação e a transpiração, fazendo com o que corpo esquente muito rápido e isso pode trazer consequências graves. O tênis deve ter um bom sistema de amortecimento e, o ideal, é que ele não fique muito apertado no pé. O tecido do calçado deve ser poroso para que os pés também possam transpirar, já que é a parte do corpo que mais produz suor e se não houver um bom sistema de ventilação, os fungos podem começar a aparecer.

A caminhada não precisa ser algo chato, sem graça e um fardo a ser seguido. Você pode deixar tudo mais confortável. Planeje uma trilha sonora, procure alternar os lugares por onde costuma passar para não ficar enjoado de ir sempre pelo mesmo caminho. Procure uma companhia que pode ser um amigo ou até mesmo o seu cão, que com certeza vai adorar passear um pouco. Nunca se esqueça de passar protetor solar e evitar os horários de maior intensidade de calor.

 

BELÉM NIGTH RUN

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4º CIRCUITO DA OAB

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