Qual o seu estilo na Decoração?

Eu sempre digo que arquitetura tem muito haver com moda, e que uma influência diretamente a outra. Assim como para escolher uma roupa você, precisa ter bem definido o seu estilo, na decoração também cada um tem seu estilo próprio. Sabe aquela roupa que você olha e diz: “isso é a minha cara!!”, pois é, essa é a mesma sensação que sua casa tem que passar para aqueles que a vêem.

Existem vários estilos de decoração, o Vintage (retrô/pop), Oriental, Clássico, Rústico e o Moderno. Você não necessariamente vai ter somente um estilo, pode ser que você tenha um mais forte, o que não impede de você brincar entre os elementos de estilos diferente. Eu por exemplo gosto muito de coisas modernas, no entanto me encanto por peças vintage, ou fazer minhas manufaturas, o que deixa bem a minha cara.

Vou fazer aqui apenas uma resenha básica sobre cada estilo, e posteriormente vou fazer uma série descrevendo melhor cada estilo, e colocando ainda mais referências. Vamos lá:

Vintage (retrô/pop)

Se você curte muito aqueles filmes do anos 60, como “Bonequinha de Luxo” ou “O Fabuloso destino de Amélie Poulain” (esse de 2002). Ou curte algo mais alternativo e alegre, não se importando muito com a última tendência do momento. Com toda certeza você tem um estilo retrô/pop . Quem curte esse estilo, acredita que a casa é reflexo que quem mora nela, então as cores e a mistura de peças de várias épocas e estilos são sempre bem vindas.  A casa acaba ficando com aquele clima bem descolado, cheia de pôsters de filmes, desenhos, toy arts ou algo que o morador ame. Geralmente os moradores desse estilo, são bem jovens, aqueles que estão começando a vida, e tão montando seu primeiro apartamento. Esse é estilo mais usual ultimamente e vemos muitas referências por aí.

02-tendencias-2014-apartamento-com-estilo-urbano-vintage 1718277_original Casa-Aberta-06_1000 Casa-Aberta-08_1000 Casa-Aberta-15_1000 stadshem-vintage-01 stadshem-vintage-10

Oriental

É engraçado como o mundo Oriental sempre nos atrái, desde o inicio, inclusive fomos “descoberto” pela necessidade que o homem tinha de chegar ao oritente. Seja na comida, estilo de vida ou na decoração o Oriente sempre tem influências bem fortes sobre nossa cultura. Então se você é daquele que curte um ambiente para recarregar as energias, a decoração oriental é um prato cheio. Com linhas retas e móveis baixos, tudo muito clean. Muito Influenciado pelo Feng Shui, as cores principais são o vermelho, preto e branco, mas nada impede de colocar outras cores também já que o desenho dos móveis já remete ao estilo oriental. Fibras naturais, folha de arroz, tatame, são alguns dos elementos dessa decor!

48480_0_8-9085-eclectic-bedroom decoracao_oriental1_1931121715492 decoracao-do-oriente Decoração-oriental-para-sala-dicas-fotos-3 decor-chinesa decor-oriente fotos-de-Decoração-oriental-para-casas japao-decoracao paineis_japoneses

Clássico

Agora se você é podre de chique e gosta de ambiente mais requintados, gosta de decorações no estilo Provence e romântico. Ama flores, tecidos mais encorpados, móveis mais imponentes como cristaleiras que guardam itens como louças e cristais cheios de histórias. Você com certeza é Clássico. Esse é um estilo que nunca sai de moda, afinal me diga se não é linda aquelas poltronas com detalhes em madeira, aquelas cortinas em tecido bem lindos. As vezes é difícil montar um espaço desse, mas quando pronto parece que tudo se encaixa e fica perfeito, nem dar vontade de bagunçar no dia a dia. Eu gosto muito também desse estilo e pra quem tem medo de errar, ele é uma boa escolha.

casa_pablo_paniagua_07 casa_pablo_paniagua_09 casa_pablo_paniagua_10 casa_pablo_paniagua_13 CLASSICOI Estilo-Classico-moderno-2 Estilo-classico-moderno-6 SALACLASSICA

Rústico

Já fiz uma postagem aqui sobre esse estilo, para quem gosta de casa de campo ou de praia, com certeza ama esse estilo. Mas o mais legal que da pra transporta par a cidade e assim deixa a sua casa bem mais aconchegante e acolhedora.  Tons de madeira, pedras, materiais mais rústicos, plantas, enfim tudo que remete à natureza fazem parte deste estilo. Os tecidos podem ter estampas florais simples, e não precisa ter frescura na hora de decorar, quanto mais simples, melhor.

casa-bellissimo-blog-arquitetura-design-decoracao-urbanismo-loft-rio-de-janeiro-casa-cor-apartamento-masculino-rusticos-tijolos-demolicao-3 Decoração-rústica decoracao-rustica-para-apartamento-3 riviera4 riviera7 riviera8 riviera9 riviera11

Moderno

Esse é outro estilo que sou suspeito de falar, afinal quem nunca sonhou com aquelas casa bem modernos estilo “Eu Robô” ou “Inteligência Artificial”? Toda high tech, muito bacana mesmo. Então esse estilo é para quem adora móveis com design contemporâneo, um ambiente clean e com poucas peças com certeza essa é a opção. Linhas retas, tecidos tecnológicos, minimalismo e tecnologia. Geralmente quem curte este estilo não gosta de ter muitos enfeites e bibelôs sobre a estante, tudo bem limpinho, parece que não se cozinha nesse apartamento. Quem já viu “How i Met Your Mother” e viu a casa do Barney, entende bem isso rsrsr, os eletrodomésticos eram de papelão (spoiler pesado, mas vale a pena assistir, super recomendo).

1933082-3427-atm14 1933099-9662-atm14 1933118-2072-atm14 sala-minimalista-1 sala-minimalista-2 sala-minimalista-3 sala-minimalista-8

Se você não sabe ao certo qual o seu estilo, achei esse teste super legal que vai dar uma idéia para você qual o seu Estilo na Decoração, então passa lá e comece a se inspirar. (Delas Decoração). Então é isso, mais a frente vou falar especificamente de cada estilo e também colocar alguns estilos diferentes pelo mundo, até a próxima então e Vamos Criar!

Referência: Comprando Meu Apê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s