Corrida Esperança 2014: Benefícios da Corrida

Bom dia meu povo, sabe aquela sensação de dever cumprido? bem mais ou menos isso que estou sentindo hoje, com um pouco de dor pelo corpo, mas feliz pelo resultado. Como eu falei a um tempo atrás um dos meus objetivos era consegui correr pelo menos uma corrida de rua, e ontem fiz minha segunda (rsrsrs). A “Corrida Esperança”, foram apenas 5km, mas deu para suar bastante e dessa vez não fui só, tive a companhia de bons amigos!!!

A um tempinho estava bem a cima do peso, resolvi então para um pouco e cuidar um pouco da saúde, e queimar algumas calórias. Sempre gostei de esporte, sempre pratiquei, futebol, natação, volei, capoeira e outros, mas de um tempo pra cá, fui deixando de lado, e logo o peso aumentou. Mas do que isso, como consegue manter o peso com essa necessidade que não acaba de ir pra cozinha prepara algo? A seis meses então resolvi correr, toda semana corro pelo menos 5km, e faço academia, regularmente e já tem ajudado muito. Por isso resolvi listar aqui alguns benefícios da corrida.

A corrida tem eumeros benefícios, ela derrete gordura e aumenta a resistência. Ainda traz benefícios que você não enxerga e se espalham pelo corpo todo.
Exercita a cabeça
Os experts em exercício afirmam que toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio. “Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas”, completa o professor Guilherme Arnone.

Melhora o sono
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono – e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas.

Previne doenças
Correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho dessas células é mais eficaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo.

Aumenta a autoestima
Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que há mais ligações de receptores de endorfina em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança.

Deixa o coração resistente
A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto.

Atenção, peça água!
Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso ficar atenta à hidratação durante o exercício. Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é suficiente. Quando o tempo de corrida for superior a uma hora, a nutricionista Ligia Henriques recomenda o consumo de uma bebida esportiva, que, além de água, contém eletrólitos (sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio) e carboidratos. Outra opção para o corpo não entrar em pane é consumir um sachê de gel de carboidrato diluído em água a cada 30 minutos de exercício.

Essa lista foi tirada da revista BOA FORMA, acho que já dá para ajudar a lhe motivar a correr e a praticar esporte. Uma dica minha, é coloque metas e objetivos para seu treino, como tudo na vida precisamos ter foco e isso ajuda muito na motivação, para o treinos. Claro que você não vai começar correndo 42 km (tamanho de uma maratona), mas comece com o seu limite, que seja 1km, porém não dessista, com o tempo você vai evoluindo. Uma amiga, começou a correr, e decidiu juntar 50 medalhas, para dar a seu filho, logo ficou fominha de corridas, e confesso que foi minha inspiração para correr também. Essas idéias ajudam muito a nos motivar, por isso não pare no primeiro obstáculo, procure seu médico, seu treinador e comece aos poucos.

Bem acho que é isso, espero que tenham gostado das dicas, e espero conseguir meu objetivos também. Hoje a despedida vai ser diferente, Até a próxima e VAMOS CORRER!!!

 

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