Por que Escolher Arquitetura?!

Bom dia meu povo, ontem foi dia do arquiteto (15/12), na verdade durante a semana ouve um briga sobre qual seria a data realmente para comemorar o dia do Arquiteto, mas com a Criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e com a morte de Oscar Niemayer, definiu-se o dia 15/12 (data do nascimento de Niemayer) como o dia do Arquiteto. Por isso, ontem dia 15 foi o dia do Arquiteto e dia 11/12 ficou como o dia do engenheiro. Mas enfim, não tive muito tempo esse final de semana para fazer um post homenageando nossa profissão, que tanto amo e que me faz levantar da cama toda manhã. Por isso, resolvi fazer um post sobre por que fazer arquitetura, pois ouço inúmeras pessoas falarem: “não faço arquitetura por que tem muita matemática”, “fazer arquitetura é legal?”, “trabalha muito?” e outras perguntas que realmente são pertinentes.

Eu creio, que você não escolhe arquitetura, mas ela que escolhe você, nunca soube realmente o que eu queria, e até meu ultimo ano de colegial, eu não sabia ao certo o que queria fazer, mas quando decidir, vi que nasci para isso.  A graduação engloba quase todas as matérias que temos no colegial: história, geografia, geopolítica, sociologia, arte, matemática, física e botânica (no paisagismo).  O curso é bem puxado, temos que ter sede por pesquisa, gostar de procurar assuntos diversos, ter bastante jogo de cintura,  ser mente aberta, estar aberto às novidades; tem que ser sociável.

O maior medo de quem não conhece arquitetura é de ter muita matemática e se precisa saber desenhar. Bem, estudamos noções básicas de desenho no curso, e o mais importante é ser criativo e ter noção de espaço e composição. A matemática, faz parte do nosso dia a dia, mas não como as pessoas acham, que passamos o dia com um calculadora na mão calculando, Logaritmos, Derivadas ou calculos absurdos… massss ela vai te fazer chorar muito, em algumas provas, mas você vai superar isso!!

Existe alguns mitos sobre estudante de arquitetura: Aparentemente temos um belo Bico-de-papagaio, dores no ombro e dentes amarelados de tanto tomar café, dormimos muito pouco, e vivemos cansados demais para fazer outras atividades sociais. Há quem diga que “Arquiteto não dorme, mas cochila”. No entanto coisas que são indescritíveis a sensação de felicidade boba de ver seu rabisco projetado no AutoCad e exposto na feira de profissões, todo o conhecimento que você adquire e quando você faz uso dele em um projeto…Seus pensamentos tomando forma, as soluções que você imagina para a sociedade…essas coisas são singulares. Ou então, ver seu projeto sendo construído e acima de tudo a satisfação do seu cliente, isso não tem preço.

Bem, existe muitas outras duvidas sobre a Arquitetura, por exemplo a diferença entre Arquitetura e Engenharia. Basicamente, o engenheiro é responsável pela execução do projeto e a viabilidade do mesmo, já o arquiteto cria o conceito e a forma. Ao mesmo tempo que são atividades diferentes, estão diretamente ligadas, e até certo ponto um faz o trabalho do outro, o que algumas vezes pode dar problema, outras não. O que importa é que cada um faça bem seu trabalho. Já a duvida quanto a Design de Interiores, o Designer de Interiores geralmente estudou Arquitetura e depois se especializou em Designer. No entanto com a quantidade de curso de Designer de Interiores, alguns profissionais não precisam fazer arquitetura, no entanto é somente uma área de Atuação, entre inúmeras que o Arquiteto tem conhecimento. Mas todos podem trabalhar em harmonia.

Então é isso, por que escolhi arquitetura? eu não sei, no entanto sou apaixonado por ela. E nesse dia 15 de dezembro, não poderia deixar de homenagear a todos os meu companheiros de profissão, aos futuros arquitetos e aqueles que um dia sonham ser. Aqueles, que passaram e ainda passam noites sem dormir, horas olhando para aquela tela preta do cad, e as pessoas que passam e  pensam que só ficamos brincando com linhas coloridas. Os arquitetos são aqueles seus contatos, que não importa a hora sempre está online, seja em uma sexta feira quatro da manhã, estão lá trabalhando. Aqueles que estão com olheiras ou, com a barba por fazer, e estão sempre correndo para entregar um projeto, enfim, Arquitetura é uma loucura, mas é o que escolhemos fazer e amamos. Por isso Parabéns a todos nós Arquitetos, pois conseguimos transformar “Linhas em algo concreto  e que perdura pela eternidade, ou até a próxima reforma”.

dia-do-arquiteto_007

Anúncios

7 respostas para “Por que Escolher Arquitetura?!”

  1. Muito obrigado por ter me esclarecido duvidas q ja andavam martelando a minha mente,…
    .
    Estou a terminar o colegial e estou seguindo informática de gestão!
    Serà q eu poderia seguir Arquitectura mesmo tendo feito a informática De Gestão no colegial????
    .

    Curtir

  2. Sou completamente apaixonada por arquitetura, ela me escolheu, vou cursar arquitetura nem que seja em baixo de um cartaz escrito: ” você não presta pra essa profissão” três anos essa “peste” martelando na minha cabeça. Ano que vem estarei estudando “arquitortura”. Obrigada pelo Post!

    Curtir

    1. Nós fizemos uma outra postagem, sobre o assunto… temos colocado bastante vídeos, espero que ajude…
      Ateliê Criativo #2 | Por que Fazer Arquitetura?
      Olá Estranhos! Hoje tem Ateliê Criativo, e hoje eu vim falar sobre a pergunta que mais me fazem na rede sociais: “Por que fazer Arquitetura?”. E você…
      Vídeo,Inspiração,Arte,arquiteto gourmet,Youtube,Ateliê Criativo,Arquitetura,TLKN Arquitetura
      https://arquitetogourmet.wordpress.com/2016/08/18/atelie-criativo-2-por-que-fazer-arquitetura/

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s