Preparação para Corrida: Treino Funcional

Olá meu povo, estou treinando muito para me prepara melhor paras corridas, não tem sido fácil, mas já estou até me sentindo um pouco mais leve. E esses dias fui com o pessoal do @xtremeboxbelém fazer um treino funcional preparativo para a corrida do Círio, que vai ser meu próximo desafio esse mês. Por isso resolvi fazer aqui um post sobre a importância do treino funcional na corrida de rua, vale muito a pena.

Foto 30-09-14 10 58 25 Foto 30-09-14 11 15 16 Foto 30-09-14 11 15 28

O Treino Funcional é um conceito de atividade Física bem dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. Pois nem todo mundo gosta de ficar na academia levantando ferro, fazendo exercício aeróbico ou tem perfil para pratica de algum esporte. O treino funcional trabalha diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados a especificidade do dia a dia, desta forma trabalhando o corpo de forma completa.

Além disso o fortalecimento muscular, é fundamental para quem correr longas distâncias, pois esse oferece melhor sensibilidade a insulina, o que vai ocasionar prevenção de lesões. Além de auxiliar no emagrecimento, estudos comprovam que o treino de força melhora a composição do corpo aumentando a massa magra, diminuindo a porcentagem de gordura corporal, ajudando a queimar calorias e a ter um corpo esbelto.

Benefícios do Treino Funcional para quem quer correr:

Músculos queimam mais calorias: A gordura não queima praticamente nada quando uma pessoa está descansando, já os músculos por usar oxigênio, queimam mais calorias. Mas que fique bem claro, que se você quer ter aquele corpo de fisiculturista a corrida não vai lhe ajudar, e sim prejudicar. Pois com o aumento da atividade física, o corpo precisa queima gordura para dar energia, se você não tem gordura ele vai absorver energia do músculo, logo o seu ganho na academia vai reduzir consideravelmente. No entanto, é ótimo para tonificação muscular.

A corrida fica mais eficiente: Com corpo mais esbelto e com musculo fortes pode auxiliar no processo de correr longas distâncias de forma rápida e eficiente. Estudos afirmam, que pessoas que inserem treinos de força em sua rotina melhoram as forças de suas pernas, a economia de oxigênio e aumentando a resistência que são fundamentais para quem quer correr longas distâncias.

Diminuição de Lesão: Com o treino funcional, reduz também a possibilidade de lesões, pois há um aumento na flexibilidade, estabilidade de suas juntas e ligamentos, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. O fortalecimento dos músculos também vai melhorar, o problema de quem tem o joelho de corredor e problemas nos quadris também será atenuado por conta dos músculos que os auxiliam.

Bem, para quem está começando a correr agora, assim como eu e não é da área, a melhor forma é conversar com seu instrutor, e ter bem definido qual seu objetivo com a sua atividade física. Tem como conciliar o seu treino da sala de musculação com sua atividade de corrida, mas é preciso tomar muito cuidado para não fazer qualquer atividade e forçar demais seus músculos, mas acima de tudo em suas articulações. É Muito comum, lesões graves de joelhos, por conta de excesso de atividades. Vale a pena experimentar o treino funcional, mas sempre com equilíbrio.

Espero que tenha aberto seus olhos para mais essa atividade, isso tudo é para queimar um pouco das “gordices” que vamos preparar por aqui esses dias, vem um monte de receita novas, se prepare rsrsrs… Vai também um “vídeozinho”, para dar aquela inspirada para as próximas corridas. Bem meu povo até a próxima corrida, e até as próximas comida e VAMOS CRIAR!!!

Referências: O2 Por mimuto, Corra Comigo, Cia Atlética, Nosso Diário de Treino

Xtreme Box Belém

(91) 8119-8592

Tv. dos Tupinambás, 125, Batista Campos

@xtremeboxbelem

http://xtremeboxbelem.wordpress.com/

Deixe um comentário

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

A Nova Ordem

Coleção de livros

Material de estudos

A modern business theme

Barra Diária

O seu informativo de beleza diário

Ana Braga Criando uma vida sem frescura

COMO "Morar e Viver Bem" com harmonia e leveza.

CANTINHO DA DEZA

UM POUCO DE CADA COISAS

ARQUITTETTURAS

Blog sobre de arquitetura e restauração. Por Verônica Di Benedetti

Deviante

A casa do Scicast!

Miriana Candido

arquiteta e urbanista

Egocêntrico Caracol

I feel so trapped, by my ego - By : T. Scott McLeod

Exercícios Resolvidos Exatas

O seu Portal das Vídeo-Aulas!

I am Smitty

Blog Pessoal

A DOSE DO DIA

O dia mais bem humorado da semana ;)

Toque de Gata

Um toque de moda, de criatividade e de cor no teu dia!

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Magalhães & Lúcio

Advocacia Criminal Especializada